Notícias

Visita da Embaixadora e Conselheiro Económico da Embaixada do Perú ao Alto Alentejo

Publicado em 12-04-2018

Nos passados dias 14 e 15 de Março, a convite do NERPOR, foi a nossa região visitada pela Embaixadora do Peru e Conselheiro Económico da embaixada, tendo o NERPOR organizado a visita com início em Elvas, passando por Campo Maior, Portalegre, Marvão (dormida) e Ponte de Sor.
O NERPOR vai organizar novas visitas de embaixadas e delegações económicas de outros países à região para promover as nossas potencialidades, divulgando os nossos produtos e empresas, por forma a ajudar a sua internacionalização.

Na medida do possível procurará cobrir todo o território do Alto Alentejo, o que obviamente não poderá ser conseguido de forma presencial em visitas de um ou dois dias, mas será pelo menos atingido em termos de maior proximidade e realização de encontros e apresentação de produtos de toda a região.


A compreensão do alcance e importância deste tipo de visitas por parte dos Presidentes dos Municípios visitados foi total, tendo recebido a delegação nos respectivos «Passos do Concelho» com enorme simpatia e disponibilidade, o que deixou a senhora embaixadora, na sua própria expressão, «rendida ao Alto Alentejo».
Foram assim plenamente atingidos os objectivos pretendidos, não só pela divulgação da nossa cultura e património, através da visita ao Forte da Graça, em Elvas, ao Centro de Ciência do Café em Campo Maior, a Marvão e ainda ao Museu das Tapeçarias de Portalegre, mas também do ponto de vista económico e de relacionamento comercial, em que foram dados passos importantes para o incremento das trocas comerciais entre os dois países, tendo sido detectadas várias oportunidades que não deixarão de trazer resultados.
De facto, em Elvas foram visitadas a empresa Alenpack e o Iniav, tendo-se concluído que afinal a Alenpack já estaria a exportar para o Perú, mas através de um intermediário em Espanha, podendo agora explorar-se a oportunidade da exportação directa, com evidente vantagem na melhoria da margem comercial e possibilidade de aprofundar o mercado peruano que tem neste domínio da embalagem dos produtos agro-alimentares um enorme potencial.
Também com o Iniav se colocou o interesse de desenvolver uma colaboração técnico científica através de parceria institucional com as entidades peruanas correspondentes, beneficiando-se da troca de experiências e conhecimentos, ou até mesmo na concretização da prestação de serviços.
Já em Campo Maior, constatou-se ser o Grupo Delta importador antigo e significativo de café peruano, existindo agora a possibilidade de melhorar e reforçar os contactos existentes, mas também de avaliar o início de vendas no mercado peruano da marca Delta.
A Senhora Embaixadora e o Conselheiro Económico mostraram a maior abertura e até mesmo empenhamento no apoio às empresas da região para iniciarem trocas comerciais com o Perú, destacando o sector do azeite, mas em particular o dos vinhos, como áreas de negócio com grande possibilidade. Tiveram naturalmente ao longo da visita oportunidade de apreciar a gastronomia regional, nas diversas refeições que os presidentes das câmaras fizeram questão de oferecer, tendo-se também organizado uma degustação com vários produtores regionais.
No segundo dia, depois de uma pequeno passeio por Marvão, foi a vez de regressar a Portalegre, onde na véspera tinha já decorrido o jantar e degustação, para antes da recepção na Câmara, se visitar o complexo da Evertis e Selenis. De novo se detectou que o Grupo tem vindo a exportar para o Perú através de uma unidade localizada no estrangeiro, verificando-se, sobretudo na venda de polímeros da Selenis, existirem vantagens económicas e de tempo de transporte no fornecimento directo pela fábrica de Portalegre, o que ficou de ser tratado entre a embaixada e a gestão da empresa.
Depois de uma visita ao Museu das Tapeçarias, onde muito se falou da possibilidade de uma encomenda por parte da embaixada, seguiu-se para Ponte de Sor, onde após a recepção na Câmara e almoço de gastronomia regional, se começou por visitar as empresas Incopil e Pimensor, prestigiadas e tradicionais empresas da região no domínio da produção de temperos. Surgiu desde logo a iniciativa da Senhora Embaixadora de enviar uma amostra de pimentos típicos do Peru para apreciar, no âmbito da conhecida inovação e desenvolvimento de novos produtos feita pela empresa, o interesse de utilização deste pimento para novas receitas. Por outro lado, mais uma vez se conclui que também estas empresas vêm comprando grandes quantidades de tomate e alho do Perú, mas através de agentes espanhóis, podendo agora começar a fazê-lo directamente com as vantagens inerentes.
Para terminar a visita a Ponte de Sor e à região , foi a delegação recebida na Tekever e Escola de Pilotos.
Na Tekever, ao mencionar-se que há um par de anos teria havido um contacto, embora sem sequência, da marinha peruana com a empresa, logo a Senhora Embaixadora se ofereceu para dar continuidade a esse contacto e garantir que os adequados responsáveis do Estado peruano venham a estudar com a empresa a possível utilização dos Drônes na vigilância da sua orla marítima que por sinal tem mais de 5.000 Km de extensão.
A Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para convidar uma delegação da embaixada a visitar o próximo encontro aeronáutico que se realizará em Maio, tendo a Senhora Embaixadora garantido não só a sua visita, mas também o chamamento dos responsáveis pelo pelouro nas embaixadas do Perú em Espanha, França e Holanda.
Fica pois claro que os resultados desta visita foram importantes para toda a região, o que anima o NERPOR a dar continuidade a estas iniciativas, estando ao dispor de todas as nossas empresas com possível interesse no Perú, ou em estabelecer qualquer tipo de intercâmbio com empresas peruanas, para abrir as portas deste mercado e através das ligações privilegiadas de que dispõe, apoiar e dar assistência a todas que dela precisem. Bastará contactar o NERPOR.
Em nome das empresas e empresários da região, o NERPOR não quer deixar de agradecer o grande apoio e colaboração prontamente prestados pelos presidentes de todos os municípios contactados, Elvas, Campo Maior, Portalegre e Ponte de Sor, que muito contribuíram para os bons resultados alcançados. Pensamos que esta colaboração e conjugação de esforços é o caminho a seguir para o necessário desenvolvimento da economia regional.

Fotos Portalegre 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Ponte de Sor 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Campo Maior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Elvas

 

Destaques

10-03-2017
Prémios Europeus de Promoção Empresarial | Candidaturas até 12 de abril
02-03-2017
COMPRAS AGREGADAS DE ENERGIA ELÉCTRICA - LEILÕES
14-02-2017
PROJETOS DE FORMAÇÃO-AÇÃO NA NERPOR-AE

Eventos

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Contactos

Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
Apartado 202
7300-901 Portalegre
-----
Telefone: 245 302 300
Fax: 245 302 301
E-mail: nerpor.ae@mail.telepac.pt

Newsletter