Projectos e Actividades

Notícias

INFORMAÇÃO | EUIPO - Fundo de Apoio para as PME - Abertura da segunda call para apresentação de candidaturas

Publicado em 09-03-2021

Mostramos abaixo informação do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, relativa à abertura da segunda call para apresentação de candidaturas ao Fundo PME:
“No seguimento das nossas anteriores comunicações sobre o Fundo Europeu para as PME, vimos pelo presente relembrar que, no dia 1 de março de 2021, inicia-se a segunda call para as candidaturas ao Fundo PME, devendo a mesma encerrar-se a 31 de março. Aberto a todas as empresas da UE que se enquadrem na definição oficial de PME da Comissão Europeia, relembramos também que, em Portugal, apenas o Serviço 2 estará disponível.


Disponibilizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) e gerido pelo Programa Ideas Powered for Business, este Serviço 2 consiste num apoio financeiro direto sob a forma de vales de reembolsos de 50% das despesas feitas com a apresentação de um ou mais pedidos de registo de Marcas e Desenhos ou Modelos (taxas de pedidos) e aplica-se a nível nacional (através do INPI), a nível regional (no Benelux) e a nível da UE (através do EUIPO), até ao montante máximo de 1500 euros por empresa.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo EUIPO, só serão elegíveis as candidaturas que respeitem as regras instituídas pelo EUIPO. Assim, qualquer pedido de registo de Marcas e/ou Desenhos ou Modelos apenas poderá beneficiar deste apoio financeiro se a PME tiver previamente apresentado a sua candidatura, mediante o formulário de candidatura, após a abertura de uma call.
Sendo este programa de apoio, no valor global de 20 milhões de Euros, criado para ajudar as PME europeias a aceder a Direitos de Propriedade Industrial, as subvenções serão concedidas por ordem de chegada. Assim, se houver uma elevada procura e se o Fundo se esgotar entretanto, poderão não se realizar todas as calls atualmente previstas pelo EUIPO. Desta forma, recomenda-se vivamente que as PME interessadas não esperem até ao último minuto para enviar o formulário de candidatura, uma vez que as candidaturas recebidas primeiro terão prioridade.
Também, e não menos importante, cada PME apenas poderá candidatar-se a uma das calls, pelo que se aconselha igualmente que, caso pretendam apresentar candidatura para vários pedidos de registo de Marcas ou Desenhos ou Modelos, os mesmos deverão ser apresentados numa única call.
Os requisitos, calendário e outras informações relevantes poderão ser consultados na plataforma do Fundo PME no quadro da iniciativa «Ideas Powered for Business», assim como no Convite à apresentação de propostas preparado pelo EUIPO.
Contudo, caso necessite de informações adicionais, a equipa do Departamento de Relações Externas do INPI encontra-se ao dispor para esclarecer qualquer questão que entenda pertinente, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..”

Fonte: CIP

Destaques

12-03-2021
APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS - PROJETO INNOINVEST
14-10-2020
Protocolo Rede Global da Diáspora
08-05-2020
"WEBINAR LIVE / FORMAÇÃO E-LEARNING “Boost with facebook”

Eventos

Abril 2024
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Contactos

Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
7300-306 Portalegre
-----
Telefone: 245 302 300
Fax: 245 302 301
E-mail: nerpor.ae@mail.telepac.pt