Notícias

Empreendedorismo nos cursos profissionais – Agrupamentos de Escolas do Bonfim

Publicado em 26-06-2020

Inovação para a empregabilidade e valorização do território
O Agrupamento de Escola do Bonfim introduz, no próximo ano letivo de 2020/2021, uma nova disciplina focada no desenvolvimento de competências empreendedoras, com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos profissionais melhores conhecimentos, valorização e oportunidade de apostar no seu território, o Alto Alentejo.
O empreendedorismo tem sido, nos últimos anos, uma aposta do Agrupamento de Escolas do Bonfim, sobretudo no ensino profissional, através de projetos focados em problemas e do desenvolvimento de competências transversais, permitindo aos alunos perspetivar contextos na sua comunidade de forma mais concreta. Os parceiros locais, nomeadamente o Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Coração Delta, a Câmara Municipal de Portalegre, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, bem como tendências educativas nacionais e internacionais, foram importantes no desenho deste novo desafio.


O agrupamento ambiciona desempenhar cabalmente e com qualidade o seu papel no âmbito da prestação de um serviço público educativo, alinhando-se com políticas estratégicas para a região, comprometendo-se com o desenvolvimento de competências empreendedoras ou de cidadania participativa.
É nossa convicção que estas devem ser abordadas bem mais cedo, como é evidente no excelente exemplo de vida do Sr. Rui Nabeiro e concretizado no projeto educativo «Ter Ideias Para Mudar o Mundo», desenvolvido no Centro Educativo Alice Nabeiro.
A disciplina de Projeto, dirigida a jovens do ensino secundário, traduz-se numa teia de valor, consubstanciada num espaço de ideias, onde se desenvolvem competências distintivas, parte integrante da cultura da nossa escola.
Na comunidade temos tido excelentes parcerias com empresas e instituições da região do Alto Alentejo no desenvolvimento de formação em contexto de trabalho, mas ambicionamos aprofundá-las num compromisso alargado na fixação de jovens na região, quer pelo ingresso no mercado de trabalho, quer no prosseguimento de estudos.
Coordenada pelo Gabinete de Empreendedorismo do Bonfim, a disciplina de Projeto iniciar-se-á este ano letivo no 2.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Manutenção Industrial e de Técnico de Manutenção de Equipamentos Informáticos e Programação; integra também as matrizes curriculares dos cursos profissionais de Comércio (Comunicação e Serviço Digital), Turismo (Animação em Turismo) e Social (Ação Educativa e Animação Sociocultural). Tendo como lema «PERCURSOS COM FUTURO» o Agrupamento de Escolas do Bonfim pretende com a disciplina de Projeto responder à questão «Que desafios enfrenta uma escola como a nossa?». Não descuramos a realidade, a exigência e a competitividade; arriscamos a diferenciação em que as famílias tanto apostam e em conformidade com as exigências da sociedade.
De forma sequenciada, o PROJETO, enquanto disciplina, surgirá no Pré-escolar, no 1.º e 2.º ciclos, numa perspetiva ajustável e enquadradora de educação para o empreendedorismo, pretendendo-se alargar a dimensão formativa aos restantes ciclos de ensino, nos próximos anos letivos.
A exigência colocada à escola acompanha os desafios impostos pelos alunos, na sua preparação para a sociedade atual e futura. As novas competências sociais e emocionais facilitam a relação com os outros, melhoram os desempenhos e aumentam o sucesso. Olhamos para o conhecimento como algo que torna os seres humanos melhores; essencial para o crescimento pessoal, visa igualmente o bem coletivo, um propósito que constitui uma preocupação do Agrupamento de Escolas do Bonfim.
Para consultar o folheto de oferta formativa dos cursos profissionais clique aqui.
«A escola não deve ser só um sítio onde se estuda e se tiram boas notas, deve ser basicamente um local onde se aprende a viver» (Sampaio, 1994, p.21)*
* Aprendizagens significativas - Daniel Sampaio, 1994

Destaques

08-05-2020
"WEBINAR LIVE / FORMAÇÃO E-LEARNING “Boost with facebook”
30-04-2020
Plano de Desconfinamento
31-01-2020
ANÚNCIO DE PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROJETOS DE FORMAÇÃO-AÇÃO PME 2º CICLO

Eventos

Julho 2020
S D
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Contactos

Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
Apartado 202
7300-901 Portalegre
-----
Telefone: 245 302 300
Fax: 245 302 301
E-mail: nerpor.ae@mail.telepac.pt

Newsletter