No âmbito do Portugal 2020 e concretamente do Programa Internacionalizar, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 189/2017, de 6 de dezembro, estabelece como objetivo geral aumentar as exportações de bens e serviços, ambicionando-se atingir um volume de exportações equivalente a 50 % do Produto Interno Bruto (PIB) na primeira metade da próxima década. Para tal, importa promover a aceleração das exportações portuguesas, incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam e que por essa via oferecem maior garantias de desempenho rápido, bem como estimular a adoção de novos modelos de negócio vocacionados para o mercado global.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 189/2017, de 6 de dezembro estabelece igualmente como objetivo geral promover a diversificação dos mercados de exportação, objetivo que assume especial prioridade no contexto do Brexit, face à saída do Reino Unido da União Europeia.
Neste enquadramento, o presente Concurso visa três prioridades objetivas de política pública, em concreto, a prioridade conferida ao E-Commerce e Transformação Digital, a prioridade conferida ao desafio do Brexit: Diversificação de Mercados, e a prioridade Acelerador de Exportações.
O Aviso 01/SI/2020 destina-se a apoiar três prioridades de investimento, e a apresentação das candidaturas decorre em três fases distintas.
Fase 1: Prioridade E-commerce e Transformação Digital: Candidaturas abertas até 13/04/2020
Fase 2: Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados: Candidaturas abertas até 11/05/2020
Fase 3: Prioridade Acelerador de Exportações: Candidaturas abertas até 08/06/2020
1. E-commerce e Transformação Digital
Destina-se a apoiar projetos de PME que comercializem exclusivamente através de canais digitais.
O objetivo do presente aviso de concurso consiste assim, em promover o aumento das exportações portuguesas via comércio eletrónico, alargando o número de PM3.E que utilizem exclusivamente o comércio eletrónico como ferramenta de internacionalização e conferindo maior visibilidade à oferta portuguesa nos canais online.
Despesas Elegíveis:
Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
2. Brexit: Diversificação de Mercados
Destina-se a apoiar projetos de empresas exportadoras para o Reino Unido que pretendam expandir e diversificar o seu mercado internacional. O objetivo passa por assegurar que empresas que atualmente exportam para o Reino Unido tenham condições e apoios para diversificar os mercados internacionais.
O Reino Unido assume uma importância incontornável enquanto parceiro histórico e estratégico de Portugal. Ao longo dos últimos anos, o Reino Unido manteve uma posição estável enquanto quarto cliente de Portugal e principal mercado de exportação na componente de serviços, fruto do excecional desempenho dos serviços de turismo.
A saída do Reino Unido da União Europeia requer a adoção de medidas de rápida implementação que minimizem o impacto sobre as empresas portuguesas com elevada exposição a este mercado. Neste contexto, o Conselho de Ministros aprovou a criação de um incentivo financeiro, que permita disponibilizar às empresas portuguesas a elaboração de um diagnóstico e a definição de um plano de ação tendentes a responder aos desafios e oportunidades decorrentes do Brexit.
Essa resposta poderá materializar-se numa estratégia de diversificação dos mercados de exportação ou mesmo numa estratégia de reposicionamento no mercado do Reino Unido, tendente a segmentos de maior valor acrescentado ou novos nichos de mercado.
Despesas Elegíveis:
Participação em feiras e exposições no exterior (custos com o arrendamento de espaço e serviços prestados pelo organizador; custos com a construção do stand e serviços associados; custos de funcionamento do stand, incluindo deslocações e alojamento);
Campanhas de marketing nos mercados externos;
Ações de promoção realizadas em mercados externos;
Missões empresariais (deslocações e alojamento);
Prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores;
Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
Custos associados ao desenvolvimento de lojas online e websites, domiciliação de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas, campanhas de marketing digital, criação e publicação de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca.
3. Acelerador de Exportações
Destina-se a reforçar a presença nos mercados internacionais das PME portuguesas já exportadoras.
O sistema de incentivos do Portugal2020 tem constituído um instrumento de estímulo muito relevante no apoio efetivo à internacionalização das PME portuguesas, nomeadamente em ações que visam o conhecimento dos mercados externos, a prospeção e captação de novos clientes internacionais e a dinamização de ações de promoção e marketing internacional, apoio que importa reforçar, num contexto de crescente incerteza do comércio mundial e avolumar de riscos externos, com vista à manutenção da trajetória de crescimento das exportações.
O objetivo do presente aviso de concurso consiste assim em reforçar a presença nos mercados internacionais das PME portuguesas já exportadoras, induzindo por essa via a aceleração das exportações portuguesas.
Despesas Elegíveis:
Participação em feiras e exposições no exterior (custos com o arrendamento de espaço e serviços prestados pelo organizador; custos com a construção do stand e serviços associados; custos de funcionamento do stand, incluindo deslocações e alojamento);
Campanhas de marketing nos mercados externos;
Ações de promoção realizadas em mercados externos;
Missões empresariais (deslocações e alojamento);
Prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores;
Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
Custos associados ao desenvolvimento de lojas online e websites, domiciliação de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas, campanhas de marketing digital, criação e publicação de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca.
Área Geográfica de Aplicação:
O presente concurso está aberto em todas as regiões NUTS II do Continente: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.
Limite Mínimo de Despesa Elegível:
O limite mínimo de despesa elegível total por projeto no âmbito do presente concurso é de 25 mil euros.
Limite Máximo do Incentivo a Conceder:
O apoio não pode ultrapassar os 500 mil euros para projetos individuais.
Critérios de Elegibilidade Específicos:
Possuir certificação de PME
Volume de Negócios Internacional pré-protejo igual ou superior a 20.000€
Intensidade de Exportação pré-protejo igual ou superior a 15 %
Taxas de Financiamento
O apoio tem a natureza de subsídio não reembolsável (subsídios a fundo perdido) e corresponde a 45% das despesas elegíveis, com exceção dos incentivos a conceder pelo PO Regional de Lisboa, os quais são calculados através da aplicação, às despesas elegíveis, de uma taxa máxima de 40%.
Chama-se pois à atenção para todos os interessados para os prazos das candidaturas, estando o NERPOR disponível para prestar qualquer apoio ou esclarecimento.
Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
7300-306 Portalegre
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Fax: 245 302 301
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