Notícias

Projecto Prototyping

Publicado em 11-02-2019

Exmºs Senhores (as),
A NERPOR-ae com o objetivo de apoiar as empresas do setor agroalimentar, entendeu divulgar o projeto Prototyping AAA - "Rede de Cooperação Transnacional para a melhoria da competitividade empresarial do sector agroalimentar através da prototipagem, junto do seu tecido empresarial com o objetivo de se identificarem empresas participantes e empresas que pretendam participar nos programas inovadores na qualidade de "Fábricas Brancas" e "Empresas Mãe".
O projeto Prototyping AAA - "Rede de Cooperação Transnacional para a melhoria da competitividade empresarial do sector agroalimentar através da prototipagem é uma iniciativa cofinanciada no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, cuja parceria é constituída pela Fundação ANDANATURA (Espanha) como beneficiário principal, pela COAG Andaluzia - União de agricultores e ganadeiros da Andaluzia (Espanha), CRIA - Divisão de empreendedorismo e transferência de tecnologia da Universidade do Algarve (Portugal), NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve (Portugal), e ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Portugal).


Em traços gerais, constitui-se como objetivo do projeto PROTOTYPING AAA + formar e apoiar empreendedores (empresas recém-criadas) e empresas do setor agroalimentar do Alentejo assessorando-as e acompanhando-as no processo de abertura dos seus negócios ou das suas novas linhas de negócios, de forma rápida e com baixíssimo risco. O objetivo é acompanhar a prototipagem (lançamento no mercado) de novos produtos agroalimentares pelas empresas participantes e participar dos programas inovadores das "Fábricas Brancas" e "Empresas Mãe".
Definições:
- Fábricas Brancas- Uma empresa consolidada, cede ou aluga as suas instalações (as horas livres) e demais recursos a um empreendedor, para que possa fabricar um protótipo, um primeiro lote de produtos para testar no mercado
- Empresas Mãe - Por exemplo, uma empresa consolidada converte-se em «mentora» de um Projeto empreendedor, oferecendo-lhe mentoria, formação, acompanhamento...
As Fábricas Brancas e as Empresas-Mãe podem ganhar dinheiro alugando suas instalações quando estiverem desocupadas, através da venda dos seus serviços de mentoring, ou ganhando publicidade e boa reputação, pela sua Responsabilidade Social Empresarial com os empreendedores ( poderá ser um dos resultados de participarem no projeto).
Neste sentido estamos nesta fase a selecionar empresas/empreendedores do setor agroalimentar que possam estar interessadas em participar no projeto como Empresa ( desenvolvimento de um novo produto, inovar sobre um produto já existente), Fábrica Branca ou Empresa Mãe.
Concretamente iremos selecionar:
- 10 empresas agroalimentares recém-criadas (empreendedores) no processo de lançamento de novos produtos.
- 15 Empresas agroalimentares consolidadas com intenção de abrir uma nova linha de negócios (novo produto) ou interessadas em redefinir alguns de seus produtos.
- 5 Empresas agroalimentares interessadas em oferecer sua capacidade produtiva disponível, isto é, operar como Fábricas Brancas.
- 5 Empresas interessadas em apoiar de alguma forma um empreendedor ou uma nova empresa (por exemplo, hospedá-lo nas suas instalações, aconselhá-lo, oferecer aos seus fornecedores ou distribuidores, etc.) - Empresa Mãe.
As ações em que irão participar passarão pelas seguintes atividades:
- Capacitação/formação para empreendedores (2 dias de formação presencial de 7h) - lançamento de novos produtos;
- Capacitação para empresas (2 dias de formação presencial de 7h); nova linha de negócios (novo produto) ou interessadas em redefinir alguns de seus produtos;
- Acompanhamento/consultoria para o programa de prototipagem de novos produtos (15 protótipos/empresas que tenham participado nos roteiros anteriores)
Estas empresas beneficiarão de acompanhamento e consultoria nos seus projetos de lançamento de novos produtos ou novas linhas de negócios com necessidades de produção de protótipos ou primeira série em fábricas brancas ou empresas mãe.
Mais valias na participação do projeto:
- Participação na ação de capacitação para o lançamento de novos produtos ou definição de novas linhas de negócio;
- Consultoria para o desenvolvimento de novas embalagens, novos formatos, rótulos ou mesmo logótipos como protótipos a implementar.
Solicitamos então que caso tenham interesse em vir a participar no projeto nos remetam um email manifestando o interesse e a forma como pretendem participar até ao próximo dia 15 de Fevereiro:
- Como empresa que quer desenvolver um novo produto; ou redefinir algum dos seus produtos já existentes;
- Como fábricas brancas
- Como empresas mãe
Agradecemos desde já a atenção e disponibilidade.
Para qualquer dúvida ou questão estamos ao dispor, contate-nos através do 245302300 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Destaques

16-10-2018
Subscrição Publica da Plataforma Alentejo e documento complementar relativo á Região de Portalegre.
10-03-2017
Prémios Europeus de Promoção Empresarial | Candidaturas até 12 de abril
02-03-2017
COMPRAS AGREGADAS DE ENERGIA ELÉCTRICA - LEILÕES

Eventos

Julho 2019
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Contactos

Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
Apartado 202
7300-901 Portalegre
-----
Telefone: 245 302 300
Fax: 245 302 301
E-mail: nerpor.ae@mail.telepac.pt

Newsletter